segunda-feira, 20 de junho de 2011

Resumo do Cap. 12

Resumo da leitura do Cap. 12 do livro "Estratégias Semióticas da Publicidade"

Vivo: paralelos entre o logo e o nome


No logo da Vivo, temos cores vibrantes, luminosas, vivas, mas, ao mesmo tempo, não agressivas, e uma textura lisa, passando uma sensação tátil marcante. Esses aspectos de cor, luminosidade e textura conferem um tom moderno e também se adequam a um público amplo e diversificado. A forma utilizada (figura humana) é extremamente simples mas consegue criar efeitos marcantes, sugerindo leveza, movimento, dinamismo e dando 'vida' ao logo.

Aparentemente, o nome Vivo também foi pensado de forma proposital para acentuar as características já ressaltadas nas cores, nas formas e no volume do logo. O que mais chama atenção ao analisarmos a relação logo-nome, é perceber que o nome se encontra, de fato, "dentro" do logo. Semanticamente, a palavra 'vivo' carrega em si uma conotação muito positiva. É agradável, passa leveza, alegria de "estar vivo", de "ser vivo".

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