segunda-feira, 20 de junho de 2011

Resumo do Cap. 13

Resumo da leitura do Cap. 13 do livro "Estratégias Semióticas da Publicidade"

Os efeitos comunicativos de um logo


O logo do banco Itaú, representado pelo i-digital, apresenta a cor branca sobre um fundo amarelo ou azul, que o destaca como um ponto de luz. Apresenta textura lisa e fina, gerando uma sensação tátil bastante agradável a quem vê. A forma arredondada e parcialmente oblíqua produz um efeito de integração, dinamismo, ao mesmo tempo que confere leveza. A variação de largura da linha do logo acentua a sensação de leveza e acrescenta o efeito de flutuação. Acompanhando o movimento da linha em torno do i-digital, percebemos sua espontaneidade, como se uma mão o desenhasse, seguindo seu movimento, fazendo isso de forma simples e natural.

O i-digital inserido na palavra 'Itaú' faz referência ao '@' e é carregado de indícios. A alusão ao '@' faz referência ao digital, incorporando a conotação de um banco tradicional, porém moderno, que acompanha a evolução tecnológica em direção ao futuro. Considerando que o i-digital foi incorporado à marca do Itaú no fim dos anos 90, período em que a internet ainda começava a chegar ao Brasil, ele também serviu como uma passagem para o universo digital que surgia.

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